RSS

Os computadores vão conseguir imitar o cérebro humano em 2019

20 Nov

Investigadores da IBM e da Universidade de Stanford já conseguiram simular o funcionamento do cérebro de um gato. Em 2019, é possível que o primeiro computador que funciona como o cérebro humano já esteja em funcionamento.

Através de um novo algoritmo conhecido por BlueMatter, os investigadores norte-americano recorreram à supercomputação para identificar e localizar as múltiplas relações que se estabelecem entre as áreas do córtex e do sub-cortéx de um cérebro, num projecto que envolve ainda técnicas de ressonância magnética não invasivas.

Segundo a Cnet, os investigadores já alcançaram dois objectivos de monta: 1) a identificação de mais de mil milhões de neurónios e de 10 biliões de sinapses (pontos de contacto dos neurónios) que são usadas durante os processos de aprendizagem e 2) desenvolvimento do algoritmo que terá por objectivo reproduzir em ambiente de simulação os processos de aprendizagem e funcionamento do cérebro humano.

Com este processo, os investigadores conseguiram reproduzir um cérebro de um felino.

Os especialistas estimam que o cérebro humano é 20 vezes mais complexo, pelo que, na melhor das hipóteses, só dentro de 10 anos deverá entrar em funcionamento o primeiro computador que “pensa” como um humano, não se limitando pura e simplesmente a trocar informação entre processador, memória RAM, e disco rígido.

Mais do que o desenvolvimento de autómatos que pensam como os seres humanos, o projecto de computação cognitiva da IBM tem em vista a descoberta de novas arquitecturas de computação que permitam processar o crescente fluxo de informação das sociedades contemporâneas.

Fonte: http://clix.exameinformatica.pt

 
1 Comentário

Publicado por em 20/11/2009 em Ciência

 

Etiquetas:

One response to “Os computadores vão conseguir imitar o cérebro humano em 2019

  1. armanda

    24/11/2009 at 18:43

    o stor acha que o computador vai mesmo conseguir imitar o nosso cerbro? a que eu nao!

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: