RSS

Alimentação Saudável

30 Nov

1.Faça uma pausa para lanchar: Lanches ligeiros a meio da manhã e da tarde, entre as refeições principais, permitem controlar melhor o apetite.

2. Faça um bom pequeno-almoço: Para ser completo, o pequeno-almoço deve incluir três grupos de alimentos: fruta, lacticínios e cereais. Antes de sair de casa, beba um copo de leite ou um iogurte e cereais de pequeno-almoço ou uma fatia de pão integral com queijo ou fiambre; acompanhe com fruta à sua escolha.

3. Inicie a refeição com hortaliças e legumes: Crus ou salteados, as verduras e legumes devem estar sempre presentes nas refeições. Estes alimentos são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras; além de ajudar o intestino a funcionar melhor, diminuem a sensação de fome, principalmente se forem consumidas no início das refeições.

4. Beba líquidos: Água, chá, infusões e sumos naturais são as melhores opções para hidratar o seu organismo. Recomenda-se 1,5 a 2 litros por dia – o equivalente a 8 ou 10 copos. Parece muito? Mas lembre-se a água é o principal componente do nosso organismo.

5. Abuse das frutas: Recomendam-se cerca de 3 a 5 porções de fruta por dia. Elas encaixam-se perfeitamente em todas as refeições: ao pequeno-almoço, lanches entre as refeições ou como sobremesa.

6. Controle o consumo de sal: Evite o excesso. Reduza a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evite alimentos muito salgados (ex: presunto, alguns tipos de queijo), pois eles aumentam a pressão sanguínea, aumentando o risco de desenvolver hipertensão. Para temperar e dar um toque especial aos seus pratos explore combinações de ervas aromáticas e especiarias.

7.Evite os fritos: Em vez de fritos, opte por grelhados, assados, ao vapor ou grelhados As frituras podem ser consumidas, mas desde que seja esporadicamente.

8. Experimente novos alimentos: Se só de pensar em alimentos integrais, frutas, grãos, soja, peixes e verduras começa a perder o ânimo – está na hora de rever seus hábitos! É cada vez mais conhecido o benefício destes alimentos para a saúde. Se não tem o hábito de experimentá-los, uma forma de o fazer é adicionar estes produtos aos seus alimentos habituais. Além de enriquecer a sua alimentação, conhecerá novos sabores.

9.Mastigue devagar: Mastigar bem os alimentos ajuda no controlo da saciedade e da digestão. Por isso, saboreie os alimentos e delicie-se com o seu aroma, gosto, temperatura e textura.

10. Alimentação, sinónimo de prazer e bem-estar: Tenha atenção ao que come e onde come. Procure fazer as suas refeições num local tranquilo e com um ambiente agradável.

Lembre-se que não existem alimentos proibidos!

Pode e deve comer de tudo um pouco, desde que prevaleça o bom senso e a moderação.
Uma alimentação correcta satisfaz a sensação de fome e previne doenças.
Utilize o potencial de cada alimento para ter saúde e longevidade com qualidade de vida.

Fonte : http://www.gimnocedro.pt

 

Etiquetas:

2 responses to “Alimentação Saudável

  1. Cristina Bernardes

    30/11/2009 at 14:32

    Gostei muito deste post… Olha até parece que gosto de comer muito…

     
  2. RUI PEDRO 8 ANO

    07/01/2010 at 21:40

    E FIXE E E VERDADE

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: