RSS

Fascínio pela Floresta

04 Dez
Foi com enorme prazer que, desde o inicio, acolhi mais este projecto. Pois, não fosse eu um professor a leccionar neste estabelecimento de ensino as ciências ligadas à natureza. Trata-se realmente de um projecto ambicioso, revela muita consciência cívica e responsabilidade social. Com este projecto o Colégio consegui-o envolver empresas e a sociedade em torno de uma responsabilidade de todos, muitas vezes esquecida, como é o RESPEITO pela NATUREZA e AMBIENTE.
É um verdadeiro projecto educativo, na medida que sai “de portas” para envolver toda a comunidade Lamecense.
Parabéns.
e venham mais projectos como este.
Oh pinheirinho,
tu és como eu,
de uma sementinha,
um bebé nasceu!

Agora sou crescido

e para poder viver
o teu oxigénio
eu preciso ter!
Aqui no nosso Colégio
gostamos da Natureza
protegemos a Floresta
e para o provar,
pinheirinhos, estamos a semear.
Dos meninos e professoras do 3º ano,
com todo o respeito que têm
pela Natureza.
Contribuí para uma Floresta mais Feliz
«No dia 2 de Dezembro de 2009, o Colégio da Imaculada Conceição festejou a festa: Floresta Fascinante. Os chefes de turma foram representar a turma numa conferência de imprensa. Era entre a Senhora Directora, Cristina Bernardes, entre uma senhora da Educação e um senhor do Ambiente da Câmara Municipal de Lamego, uma senhora que fazia parte da empresa Brico de Lamego, uma senhora da empresa da Prodite Zeelandia e um senhor que veio representar uma escola de  tecnologia.

Depois, fomos para o salão do Colégio plantar num vaso uma planta: um pinheiro. Tínhamos uma etiqueta com o nosso nome, que quando crescesse iríamos saber que era o nosso pinheiro manso. Foi um dia bastante divertido e também muito sorridente para um planeta porque vai ter mais oxigénio e podem os seres vivos, viver melhor com mais facilidade e com mais alegria.»

João Miguel Fonseca 4.ºA
O João é delegado da turma do 4º ano A e esteve presente na conferência de imprensa que, ontem pelas 14.30, foi realizada no largo da Vitória em frente ao CIC.
O “Olhar” de uma criança sobre o ambiente e sobre o mundo…
Em parceria com a Câmara Municipal de Lamego e com o apoio dos Pelouros do Ambiente e o da Educação, o Colégio da Imaculada Conceição de Lamego apresentou mais uma iniciativa dos seus alunos “Fascínio pela Floresta”.

No dia 2 de Dezembro de 2009, os alunos do CIC lançaram a “campanha” que consistiu em semear nesse dia, um “pinhão” num vaso, para depois em meados de Março, plantar uma árvore Pinus Pinea (Pinheiro Manso) no Concelho de Lamego.

Cada aluno(a) teve o seu “pinhão” referenciado e poderá acompanhar o processo do seu desenvolvimento e crescimento e posteriormente, saber que aquela “árvore” foi por si plantada, em local estratégico, no âmbito da intervenção do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Lamego.
Toda a Comunidade Educativa do CIC de Lamego desde o Pré-Escolar, o 1º Ciclo, o 2º Ciclo ao 3º Ciclo do ensino básico, os Professores, os Pais e os Encarregados de Educação estão a partir de agora, envolvidos directamente neste projecto, sendo os seus verdadeiros intervenientes no contributo para a melhoria do meio ambiente.
Assim, procura-se também uma aproximação dos jovens alunos do Colégio da Imaculada Conceição de Lamego com a “Comunidade em geral de Lamego”, alertando para as preocupações ambientais que tanto nos devem preocupar a “todos”.
Em nome da Comunidade Educativa do CIC, quero agradecer à CML representada nas pessoas da Drª. Marina (Vereadora da Educação) e do Sr. Manuel Coutinho (Vereador do Ambiente), a sua total parceria/apoio para connosco.

Quero também agradecer a participação neste projecto da Prodite Zeelandia na pessoa da Drª. Maria Brandão, do Brico do Hipermercado E.Leclerc de Lamego na pessoa da Drª. Maria José Silva e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego na pessoa do Dr. Álvaro Bonito.

Ao longo dos meses até meados do mês de Março, podem observar o crescimento das sementes tanto aqui no CIC, como na loja Brico (E.Leclerc), altura em que se irá fazer a transplantação dos nossos pinheiros para local a determinar aqui no concelho de Lamego.

Um simples gesto de uma criança ou de um jovem, nos nossos dias,
pode ter muita relevância no futuro de toda uma sociedade.

Obrigado a todos os presentes e aos meios de comunicação pela divulgação deste projecto.
Bem-hajam!

Via Fascínio das Palavras

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 04/12/2009 em Ciência

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: