RSS

Fósseis de embriões de dinossauros

10 Dez

Ovos fossilizados datam de há 190 milhões de anos


Esqueleto de um embrião da família dos Massospondylus 

Esqueleto de um embrião da família dos Massospondylus

Apesar de nunca terem nascido, chegaram até aos nossos dias em formato fossilizado. Uma equipa de paleontólogos descobriu embriões de dinossauros – os mais antigos até agora conhecidos – da família dos Massospondylus, uma espécie antepassada dos gigantes herbívoros, do Jurássico (há 190 milhões de anos).

Descobertos dentro do ovo, os embriões estavam muito bem conservados, segundo o estudo dos investigadores da Universidade de Toronto (Canadá), publicado no «Journal of Vertebrate Paleontology».

Robert Reisz e os seus colegas analisaram os ovos dos dinossauros, provenientes do Sul de África. Os cientistas afirmam que os embriões estavam a ponto de eclodir, considerando o estado da ossificação dos esqueletos. O aspecto das crias é muito diferente do dos adultos da mesma espécie: a cabeça é desproporcional, quatro patas e extremidades anteriores e medem 20 centímetros de comprimento e os adultos dispunham de cabeças pequenas e pescoços largos e apenas caminham sobre duas patas. 

Um facto estranho sugere que quando os dinossauros estavam em frase de crescimento, o pescoço e os membros inferiores desenvolviam-se mais rapidamente do que os superiores. Por verificarem a fragilidade dos embriões e por estes ainda não terem dentes, sugerem que estas crias também precisam de cuidados parentais durante algum tempo e este é um novo avanço sobre a espécie.

Via http://www.cienciahoje.pt

 
 

Deixe um comentário